IFPR






III Mini-Jornada de Agroecologia: Alunos do Curso Técnico em Agroecologia de Ortigueira realizam visita técnica em Comunidades Tradicionais.

  No último final de semana (27 e 28/11) os alunos da Turma de Agroecologia do IFPR realizaram a III Mini-Jornada de Agroecologia, organizada pelos professores Luciana e Roberto, visando atender a disciplina de Sociologia Agrária. Nesta viagem tiveram a oportunidade de visitar e conhecer os povos Cipozeiros e Faxinalenses, duas comunidades tradicionais fortemente ameaçadas pelo agronegócio e, desamparadas de políticas públicas de proteção a suas formas sociais e organizativas no Sul do Brasil. Dada as condições sociais e históricas esses grupos têm como principal característica sua invisibilidade social e o desconhecimento oficial, o que agravou-se nos últimos anos em razão do estímulo e avanço dos monocultivos agrícolas e florestais e da especulação imobiliária sobre os territórios tradicionais desses povos. Tais comunidades tradicionais estão na raiz do processo de ocupação e colonização da Planície Litorânea e da região com florestas de Araucária, especialmente no Paraná e em Santa Catarina, onde se contabilizam, no presente, 40.000 faxinalenses e mais de 5.000 cipozeiros. A viagem possibilitou aos alunos o conhecimento e a aprendizagem sobre os diferentes usos da terra e dos recursos naturais por estes grupos sociais culturalmente diferenciados. Os alunos de agroecologia tiveram a oportunidade de conhecer e praticar a coleta, beneficiamento do cipó-imbé e da timbupeva (fibras naturais), além dos usos e formas de manejo das criações e dos recursos naturais nos faxinais, bem como o modo como essas comunidades enfrentam seus conflitos socioambientais.
Prof. Roberto Martins de Souza.
Curso de Agroecologia realiza 1ª MINI JORNADA AGROECOLÓGICA no “Assentamento Libertação Camponesa”

Nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro, foi realizada a I Mini Jornada do Curso de Agroecologia, na Sede do Assentamento “Libertação Camponesa”, onde residem 380 famílias, no Município de Ortigueira.
Participaram do evento os educandos do primeiro ano do Curso Técnico de Agroecologia, os professores do Eixo de Recursos Naturais, Roberto Martins de Souza, Rodrigo Diego Quoos, João Luis Dremiski e Luciana Maestro Borges. Também se fizeram presentes os pais dos educandos que residem no Assentamento, eles cuidaram dos itens de hospedagem, alimentação, animação e mística, bem como participaram de algumas dinâmicas das aulas de Sociologia Agrária, principalmente da reconstituição da história agrária local e seus conflitos, marcados pela luta do campesinato contra o latifúndio e, em defesa da terra. O objetivo das Mini Jornadas é proporcionar uma maior integração dos educandos do Curso de Agroecologia com a realidade do campo, bem como incentivar o resgate do saber popular como forma de construir e aplicar conhecimento, fortalecer a troca de experiência entre educandos, educadores e camponeses.
AGROECOLOGIA
NOSSA LUTA É TODO DIA!!!!
 














Os alunos do curso de Florestas do campus Telêmaco Borba participaram do 1º Seminário Sul-Brasileiro



Os alunos do curso de Florestas do campus Telêmaco Borba participaram do 1º Seminário Sul-Brasileiro sobre a Sustentabilidade da Araucária no município de São José dos Pinhais. O evento aconteceu entre os dias 22 e 24 de Setembro na Câmara Municipal de Vereadores e contou com representantes de municípios da Região Metropolitana de Curitiba, do Estado de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do interior do Paraná. O público for formado por um conjunto de Instituições Públicas, Privadas, representação de agricultores e ONGs que tiveram por finalidade promover um debate sobre a preservação e o uso sustentável para fins econômicos da árvore símbolo do Paraná. Além disso, foram apresentadas propostas objetivas para reverter à situação das florestas de araucária, com análise de suas potencialidades no campo econômico, ambiental e social.
Os alunos estiveram sob a coordenação dos professores Rodrigo Diego Quoos e Roberto Martins de Souza. Para a aluna Jamile Budske, a preocupação com a Araucária deve ser de todos os moradores da região sul do Brasil, pois esta espécie é endêmica da região e hoje é encontrada em apenas 1% do território que ocupava anteriormente à colonização agrícola.










Alunas de Floresta iniciam Inventário Florestal do Cipó-Imbé

segunda-feira, 26 de setembro de 2011 - 2:42 AM
Sob a coordenação do Professores do IFPR – Rodrigo e Roberto - as alunas Edna Carla e Maria Helena do 2 ano do curso técnico em Florestas estiveram neste final de semana (25/09) em Garuva – SC para iniciar coleta de informações sobre área de floresta Atlântica a ser inventariada, tendo em vista a obtenção de dados relativas a situação do cipó-imbé (Philodendron corcovadensis). O projeto é uma demanda do Movimento Interestadual de Cipozeiros e Cipozeiras – MICI ao IFPR, que tem por objetivo a elaboração de Plano de Uso Sustentável do Cipó-imbé em consonância com as práticas tradicionais de manejo dos cipozeiros. O trabalho de pesquisa se extenderá até o final do ano com a coleta de dados para o inventário e, resultarão no Trabalho de Conclusão de Curso das respectivas alunas.






Nenhum comentário: